HEADER HOME – TERNIUM STJ

Dia Mundial contra a AIDS é lembrado em Fabriciano

A Prefeitura de Fabriciano, promove nos dias 1º a 19 de dezembro, diversas ações de conscientização, testes rápidos ampliados e aconselhamento pelo Núcleo Especializado em Programas de Saúde (NEPS).

Os eventos marcam o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, comemorado dia 1º de dezembro, com objetivo de conscientização sobre a doença, a importância do teste rápido e o diagnóstico precoce.

As ações serão realizadas pela equipe multiprofissional do NEPS, formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e técnicos. O psicólogo e referência técnica do NEPS, Vailson Mucuta, destaca a importância da conscientização sobre o diagnóstico oportuno e a importância da testagem rápida para o acesso mais breve possível ao tratamento antirretroviral-TARV.

Em Fabriciano, o teste é oferecido nas unidades básicas ou no NEPS. O resultado é sigiloso e sai em no máximo em 30 minutos. O atendimento é por demanda espontânea ou encaminhamento pelas unidades básicas.  A orientação é que se você passou por alguma situação de risco e quer eliminar a dúvida, faça o teste rápido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale ressaltar que o NEPS é uma unidade de Atenção Especializada, constituído pelo Programa Municipal de IST, AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase. O NEPS é responsável pela testagem e aconselhamento para ISTs (HIV, Sífilis, Hepatites). Todo o serviço é gratuito.

Programação 

01/12 | Sexta-feira | 9h às 11h

Blitz informativa e testagem rápida. Av. Maanaim, Silvio Pereira II (em frente ao CEM)

05/12 | Terça-feira

Testagem rápida ampliada: 8h às 11h (manhã) e 14h às 17h (tarde). No NEPS (CEM)

19/12 | Terça-feira

Testagem rápida ampliada: 8h às 11h (manhã) e 14h às 17h (tarde). No NEPS (CEM)

Centro de Testagem e Aconselhamento itinerante:

14/12 | 14h30:  Comunidade Terapêutica

15/12 | 8h: Centro POP

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM