HEADER HOME – TERNIUM STJ

Feira de Turismo do Vale do Aço encerra com balanço positivo

Com a presença de cerca de 13 mil pessoas, terminou no último sábado, 25, a 6ª Feira de Turismo do Vale do Aço, realizada desde quinta-feira, 23, no Parque Ipanema, em Ipatinga. Para os organizadores, o balanço é positivo. A edição de 2023 marcou a retomada da Feira o, depois de três anos sem ser realizada em função da pandemia. Sob o tema “Surpreenda-se com o Vale Além do Aço”, a programação contou com gastronomia, artesanato, shows, exposição, oficinas e palestras, além do Circuito Cervejeiro.

“A feira foi um sucesso. Cumpriu seu objetivo e proporcionou aos visitantes conhecerem atrativos turísticos do Vale do Aço, além de promover a troca de experiências entre os profissionais do setor, com o cartão postal da cidade, o Parque Ipanema, como cenário”, afirmou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Luis Henrique Alves.

Alessandro Challub, analista do Sebrae Minas Regional Vale do Aço, ressaltou a importância da Feira para o desenvolvimento do turismo na região. “Mais uma vez, a Feira de Turismo cumpre o seu papel de contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor, por meio de capacitações e discussões que visam trazer mais inovação para os empreendimentos, até que nossa região se consolide como um destino turístico”, frisou.

Para o presidente do CTMAM (Circuito Turístico  Mata Atlântica de Minas), Hélio Anício, a Feira divulga o Vale do Aço como destino turístico. “O evento mostrou que a região tem muito a oferecer aos visitantes, que se mostraram ‘surpresos’ com a variedade de atrações disponíveis. O turismo seguirá tendo seu papel importante no desenvolvimento da região. Estamos nos consolidando como destino turístico”, comentou.

Reconhecimento

Além de reunir representantes da cadeia do turismo regional, o evento permitiu maior reconhecimento dos produtos turísticos pelos moradores do Vale do Aço. “Vejo que nossa cidade tem potencial para crescer no turismo, receber mais investimentos e ainda é pouco explorada. O evento mostra isso e penso que vai ajudar a valorizar o que temos aqui”, declarou o professor Diogo Mendes.

A programação de palestras e oficinas gratuitas ministradas pelo Sebrae Minas abordaram temas como marketing, storytelling e artesanato. Participando pela primeira vez, o recepcionista de hotel Douglas Cota, elogiou o evento. “Para mim é uma novidade e excelente oportunidade de conhecimento do nosso turismo. Tenho certeza que todos que passaram aqui viram muitas novidades”, enfatizou.

A área de exposições da 6ª Feira de Turismo do Vale do Aço contou com estandes de empreendimentos de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Ipaba e Inhapim, com produtos de artesanato, comidas e bebidas e produtos turísticos. Entre as atrações culturais, se apresentaram Banda Gertrudes, Grendhelly, Banda Trio Jack, Douglas Netto e a Banda Trio Saculejado.

A Feira de Turismo do Vale do Aço foi uma iniciativa do Sebrae Minas, Prefeitura de Ipatinga, CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas) e Vale do Aço Convention e Visitors Bureau. A produção foi da Fino Trato. Este ano, o evento contou com o apoio do Comtur (Conselho de Turismo de Ipatinga),  Aciapi e CDL de Ipatinga, e da Armva (Agência de Desenvolvimento da Regional Metropolitana do Vale do Aço).

Fotos: @Nilmar Lage

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM