HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Ipatinga inicia 4ª medição do LIRAa de 2023

 

Com a meta de alcançar 4 mil imóveis até a próxima sexta-feira, 10 a Prefeitura de Ipatinga deu início nesta segunda-feira, 6, o quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. O objetivo dos 70 agentes que estarão em campo é aferir graus de infestação em todas as regiões da cidade e combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, Chikungunya e Zika.

Por meio do LIRAa, a Secretaria de Saúde conseguirá identificar a situação de infestação nos bairros, permitindo a implementação de medidas preventivas eficazes para combater o mosquito. O levantamento é realizado trimestralmente, seguindo o calendário estabelecido pelas autoridades federais e estaduais.

Redução progressiva

O terceiro LIRAa deste ano, realizado em agosto, revelou uma taxa de infestação predial de 2,6% em Ipatinga. Comparativamente, os resultados de maio (3,6%) e janeiro (4,5%) demonstram uma redução progressiva da infestação.

Para p secretário de Saúde Leonardo Seixas, destacou a importância de ações contínuas de combate ao Aedes. Ele também fez um apelo à população, incentivando a colaboração com os agentes tanto nas ações de combate ao vetor quanto permitindo a vistoria de seus imóveis. “A participação da comunidade é fundamental para o sucesso desses esforços de prevenção”, destacou.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM