HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Prefeitura de Fabriciano trabalha para corrigir problemas causados por ataque hacker

Depois do susto de ser atacada por hacker no dia 23, a Prefeitura de Fabriciano vem restabelecendo aos poucos os principais serviços municipais, procurando minimizar os danos sofridos. Os protocolos de segurança da informação adotados pelo município protegeram os dados, impedindo a realização de sequestro e cópia. Segundo a PMCF não houve vazamento de dados e nem prejuízos ao erário. Também, segundo a PMCF e também, qualquer pedido de resgate.

Entretanto, o ataque cibernético comprometeu a gestão de informações, mas pouco prejudicou a prestação de serviços aos cidadãos, limitando a dificuldade aos pagamentos de tributos, licitações, pagamentos de fornecedores, dentre outros. No entanto, os serviços nas áreas de saúde, assistência social e educação foram mantidos em sua integralidade.

Segundo o procurador-geral Denner Franco, o município registrou boletim de ocorrência junto as polícias Civil e Militar, que ficarão encarregadas de investigar. Durante coletiva, o procurador lembrou que o problema também foi registrado em outras prefeituras do estado citando Poços de Caldas (Sul), Araguari Triângulo) e Divinópolis (Centro-Oeste).

Quanto ao pagamento dos quase 3 mil servidores municipais, que geralmente é realizado no último dia útil de cada mês, a informação é que o assunto foi tratado com a máxima prioridade e que a previsão e de realizar a quitação na data prevista.

Já em relação ao pagamento de impostos, taxas e outros emolumentos, no caso das guias vencidas a partir da data do ataque cibernético, elas poderão ser validadas posteriormente, sem prejuízo para o contribuinte.  Apesar dos serviços de emissões de guias ainda estarem suspensos, o atendimento ao público para tirar dúvidas é normal.

“Tão logo tomou conhecimento, as autoridades competentes foram acionadas. Protocolos de segurança foram obedecidos e se mostraram eficientes, pois não conseguiram cópias dos dados do nosso município. A segurança que podemos dar aos cidadãos é que estes dados que o município é portador deles, sobretudo os dados sigilosos e sensíveis, não ‘foram parar nas mãos destes hackers’. Mas vamos trabalhar para aprimorar os nossos sistemas diariamente”, assegurou o procurador-geral.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM