HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Retratos Fantasmas é uma das atrações da Cinedocumenta

A 14ª edição da Cinedocumenta será aberta às 19h30 da próxima terça-feira, 17, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com a exibição dos filmes Santa Cruz, da artista plástica, produtora cultural e cineasta Rita Bordone, e Retratos Fantasmas, de Kléber Mendonça Filho, diretor, produtor, roteirista e crítico de cinema brasileiro.

Santa Cruz reverencia a tradição de se manter uma cruz enfeitada nas fachadas das casas para abençoar as famílias, as terras e os animais. Esse costume se perpetuou na família de Rita Bordone. Adepta da tradição, sua mãe, dona Totinha, representada no filme pela atriz Luzia de Rezende, sempre ornamentava o símbolo do cristianismo no Dia de Santa Cruz, celebrado em 3 de maio.

Outra atração da noite de lançamento da Cinedocumenta é Retratos Fantasmas, filme de Kleber Mendonça Filho, escolhido para disputar vaga no Oscar 2024 na categoria Melhor Filme Internacional. Ambientado no centro do Recife, durante o século XX, o filme retrata a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. Tratando do desenvolvimento urbano acelerado, o filme segue o ponto de vista da janela da casa do diretor, onde morou por vários anos. Após a sessão inaugural da Cinedocumenta, haverá um debate com os cineastas Cavi Borges, Guilherme Fiúza e Sávio Tarso.

No dia 18, quarta-feira, serão exibidos Sem Asas e Marte Um. O filme de abertura da noite, Sem Asas, de Renata Martins, conta a história de um garoto que sonha em ser um colete à prova de balas.

O encerramento da Cinedocumenta, será na quarta-feira, 19, no galpão principal do Parque Ipanema, com a exibição do filme Mergulho, uma coprodução de Marton Olympio e Anderson Jesus. Baseado em história real, o filme narra a história de uma família que, durante os preparativos para curtir um fim de semana na praia, tem os sentimentos confrontados pelo retorno do filho mais velho depois de ficar longe de casa por cerca de dez anos.

 

Cidade de Deus 10 anos vai finalizar a 14ª Cinedocumenta. O documentário reflete sobre o passado e o presente dos atores e personagens do filme, misturando realidade e ficção, recriando algumas cenas de Cidade de Deus. A direção do longa-metragem é de Luciano Vidigal e Cavi Borges, que comentará a obra com Sávio Tarso.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM