A segurança de espaços públicos como escolas e postos de saúde tem ganhado uma atenção especial da Prefeitura de Ipatinga, que através do departamento de Vigilância Patrimonial, mantém olhares atentos sobre esses equipamentos, como forma de proporcionar segurança aos servidores municipais e às crianças da rede municipal de ensino.
Diariamente, os agentes uniformizados visitam os estabelecimentos, em turnos de 12 horas, diariamente. A presença deles é mais uma ação de proteção aos alunos e funcionários, combate ao bullying e um estímulo à convivência pacífica.
Além do trabalho dos vigilantes patrimoniais, em breve o município passará a contar com o trabalho da Guarda Municipal, com o início da capacitação dos agentes aprovados em concurso. A futura corporação realizará patrulhas de policiamento comunitário, de proteção escolar, de proteção à mulher, além de contar com um grupamento de rondas extensivas, escolta de autoridades, serviço de formação e capacitação e missões especializadas. As patrulhas serão realizadas a pé, com uso de motocicletas e bicicletas.