HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Projeto leva estudantes a conhecer história de Ipatinga

Mais de 500 alunos de sete escolas municipais já participaram, até o momento de 17 passeios, realizados pelo Projeto Roteiro Cultural: Encontro com a História de Ipatinga. A ação, tem se destacado por conectar a comunidade escolar ao rico patrimônio histórico da cidade, de uma forma lúdica e inspiradora.

Até o momento, foram realizados os roteiros “Arquitetura e Arte” e “Natureza e Religiosidade” que, juntos, contemplam nove patrimônios.  As visitas contemplam a Fazendinha, localizada no Ferroviários, a Academia Olguin, no Santa Mônica, o Teatro Zélia Olguin, no Cariru e o Grande Hotel Ipatinga – hoje Centro de Memória Usiminas, no Castelo.

No segundo roteiro, “Natureza e Religiosidade”, os participantes tiveram a oportunidade de visitar os patrimônios culturais: Parque Ipanema, no Veneza, a Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Horto, o Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário e a Igreja São Vicente de Paulo, ambos no Ipaneminha.

Além dessas viagens, será realizado agora em setembro e outubro, as visitas ao roteiro cultural, “Caminhos do Trem”, contemplando as Ruínas Estação Pedra Mole (Cariru), as Casas dos Ferroviários e o Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa (Veneza); o Pontilhão de Ferro e a Estação Memória Zeza Souto (Centro)

Passaporte cultural

Para registrar a visita, é entregue aos participantes um passaporte que contém informações sobre os bens tombados de Ipatinga, com espaço para ser carimbado. “Em cada passeio é visitado um roteiro cultural, e para registrar a visita os passaportes são carimbados. Ao concluir a visitação de um dos roteiros, o participante poderá acessar o site www.finotratoproducao.com.br e emitir o seu certificado, tornando-se assim um viajante amigo dos patrimônios culturais de Ipatinga”, acrescentou Aparecida Sampaio, turismóloga e também idealizadora do projeto ao lado da produtora cultural Leila Cunha.

Outra possibilidade para aqueles que querem conhecer os roteiros culturais é a visitação online aos patrimônios culturais: “Além das visitas físicas, o projeto oferece visitas online, permitindo que as pessoas explorem do próprio celular ou computador, 13 dos 14 bens tombados pelo patrimônio histórico no site https://www.finotratoproducao.com.br disse Aparecida Sampaio. “A visita 360 ao Centro de Memória Usiminas será lançada em outubro, tornando ainda mais acessível a história de Ipatinga para todos”, acrescentou.

O Projeto Roteiro Cultural Encontro com a História de Ipatinga é uma iniciativa que promove a educação, a cultura, o turismo e o amor pela história local.  Produzido pela Fino Trato Produção, ele conta com o apoio da Cozinha & Arte e patrocínio da Usiminas. Todas as informações e programação do projeto estão disponíveis no Instagram: @finotratoproducao e no site da Fino Trato.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM