HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Caminhos do Trem conta a história da ferrovia de Ipatinga

Um grupo de 200 alunos da rede municipal de ensino participaram nos dias 19 e 20 do projeto “Roteiro Cultural: Encontro com a História de Ipatinga”. Nesta edição, os alunos aprenderam um pouco mais da história do munícipio visitando os “Caminhos do Trem”, conhecendo patrimônios históricos preservados pela Prefeitura de Ipatinga e que remontam a história da estrada férrea no município.

Durante o passeio, o estudantes tiveram a oportunidade de visitar e conhecer a história das Ruínas Estação Pedra Mole (Cariru), das  Casas dos Ferroviários (Veneza), do Pontilhão de Ferro (Centro), da Estação Memória Zeza Souto (Centro) e do Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa (Veneza).

A historiadora e uma das idealizadoras do Projeto, Leila Cunha, falou um pouco sobre os pontos turísticos visitados. “Iniciamos a visita na Estação Ferroviária Pedra Mole, a primeira edificação pública de Ipatinga, inaugurada em 1922, localizada à margem do Rio Piracicaba. Abandonadas durante décadas, as ruínas do velho prédio estavam cobertas pelo mato e o acesso era muito difícil, até que em 2019 a Usiminas a restaurou transformando em um local de visitação carregado de histórias”, disse Leila.

A historiadora informou que na sequência, o público percorre os outros pontos, encerrando o trajeto no Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa. “O Complexo, inaugurado em 1999, foi criado para registrar a importância que a estrada de ferro teve no desenvolvimento da região, oferecendo à população a oportunidade de experimentar um costume determinante no início da ocupação do Vale do Aço – andar de trem. Neste local, os participantes também têm a oportunidade de conhecer a “Maria Fumaça”, locomotiva de origem alemã de 1937, movida a vapor, com seu carro que comporta 68 passageiros”, acrescentou Leila Cunha.

Até o momento mais de 650 alunos já participaram dos passeios. Segundo Cidinha Sampaio, aqueles que têm interesse em conhecer os patrimônios deste e dos outros roteiros culturais também podem realizar a visitação online aos espaços. Para isso, basta acessar https://www.finotratoproducao.com.br/ e conferir a visita 360 de cada patrimônio cultural.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM