HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Ipatinga recebe nota máxima no ICMS Turismo

O município de Ipatinga alcançou a nota máxima (10) no Programa ICMS Turismo, uma iniciativa da Secult (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais). A pontuação é resultado dos esforços realizados ao longo do ano de 2022 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) e sinaliza uma maior destinação de recursos para a cidade em 2024, estimulando o crescimento do turismo local.

O programa é um mecanismo de incentivo que direciona parte dos recursos do tributo de volta aos municípios mineiros, fortalecendo os Fundos Municipais de Turismo e fomentando a promoção do turismo por meio de projetos e iniciativas. A legislação estadual assegura essa destinação dos recursos para os fundos de turismo.

A conquista da pontuação reforçou o empenho de Ipatinga para se consolidar como um destino turístico atrativo e estimular as oportunidades de desenvolvimento no setor. Segundo o secretário de Turismo, Dijalma Pires de Matos Barroso acrescentou que, com os recursos previstos para 2024, a cidade estará posicionada para alavancar ainda mais suas ações e projetos turísticos, contribuindo para a economia local e a promoção de experiências enriquecedoras aos visitantes.

Para ser habilitado no ICMS Turismo, o município precisa comprovar a implementação de uma Política Municipal de Turismo, a regularidade do Conselho de Turismo e do Fundo de Turismo, bem como a participação em um circuito turístico reconhecido pela Secretaria de Estado de Turismo, de acordo com o Programa de Regionalização do Turismo. Em Ipatinga, conforme a gestão municipal, “esse trabalho é realizado com muito zelo, uma vez que a cidade faz parte do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM)”.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM