HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Tumiritinga recebe mostra de cinema infantil

Começa nesta segunda-feira, 21, em Tumiritinga, cidade a 160 Km do Vale do Aço e a 60 Km de Valadares, a II Mostra de Cinema Infantil, que vai até o dia 27. A iniciativa é articulada pela “Casa Cult Darci Di Mônaco” – considerada uma referência em projetos socioculturais das regiões do vales do Aço e Rio Doce.

A Mostra que o patrocínio da Fundação Renova, visa trazer entretenimento, alegria, beleza, conhecimento e cultura à população em geral, mas com foco especial nos estudantes da rede municipal de ensino. O objetivo é reforçar o potencial educativo das obras audiovisuais, cinema e vídeo.

Nesta segunda edição, a principal novidade será a sala de cinema da Escola Municipal Professora Alcina Silva de Miranda, que será equipada com 27 cadeiras acolchoadas, cortinado e sistema de exibição de filmes. O espaço ficará à disposição das escolas do município para atividades pedagógicas e também para utilização de toda a comunidade escolar.

Segundo os organizadores, Tumiritinga é a única cidade do Brasil com menos de 10 mil habitantes que possui uma sala de cinema. De acordo com dados da Agência Nacional do Cinema, 5.109 dos 5.570 municípios do Brasil não têm telões credenciados e quase 90 milhões de brasileiros vivem em cidades sem acesso a chamada Sétima Arte.

Além deste novo espaço para a comunidade a mostra vem com uma super estreia serão exibidos quatro filmes curtas-metragens para todos os alunos da rede de 21 a 27 de agosto. Um site criado pelo projeto recebeu as obras de autores de todo o país e selecionou as que tinham uma abordagem mais pedagógica.

Foram selecionados dois desenhos animados: Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água, do diretor carioca Fernando Miller, e Felícia e os Super-Resíduos do Bem, dirigido pelo escritor mineiro Laly Cataguases. Outras duas obras em live action (com atores humanos) foram: O Mistério do Caboclo, obra do cantor e compositor Di Patrício, filho de Tumiritinga, filmado na cidade, e Além das Telas – A Magia dos Livros, do diretor Marcus Paulo.

Já os filmes de longa-metragem serão exibidos em telão instalado na Praia do Jaó, principal ponto turístico da cidade, às margens do Rio Doce, sempre às 18:30. Dessa forma, o cinema também é apresentado como uma opção viável para estimular o turismo além de lazer e cultura para a população local.

Confira os filmes de longa metragem que serão exibidos no cenário turístico da Praia do Jaó:

Dia 24: Branca de Neve e os Sete Anões (1937);
Dia 25: Pinóquio (1940);
Dia 26: Fantasia (1940);
Dia 27: Dumbo (1941).

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM