HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Projeto resgata e valoriza patrimônio de Ipatinga

Com a expectativa de atender mais de 700 crianças, começou nesta segunda-feira, 7, na Escola Municipal Mário Casassanta, o projeto “Encantos e Encontros Culturais”. Aproximadamente 250 alunos de diversos educandários, participaram da festa, realizada na comunidade do Ipaneminha, que além de visitações contou com várias apresentações artístico e culturais no local.  Até esta sexta-feira, 11, acontecerão visitas guiadas com alunos e educadores das redes pública e privada de ensino aos bens patrimoniais da área rural do município naquela região, local de referência na memória histórica da cidade.

O projeto proporcionou ao público presente um rico momento de interação, com visitas guiadas pelos alunos da Escola Municipal Professor Mário Casassanta ao Museu do Congado, à Igreja Nossa Senhora do Rosário e uma antiga árvore Gameleira, além de apresentações do Congado Mirim, do Boi Balaio e do Batuque. De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga, Carlão Oliveira, a ideia é levar à comunidade escolar conceitos de patrimônio material e imaterial, bens tombados e inventariados. “Além de promover conceitos culturais, nós estamos valorizando as comunidades rurais como centros de vivências culturais”, comentou.

Ainda dentro das ações desta segunda-feira, como forma de difusão de valores culturais, os alunos e professores receberam material impresso com imagens dos 14 bens tombados do Município, para colorir, no intuito de despertar o sentimento de pertencimento.

Nesse primeiro dia, além do educandário anfitrião (Mário Casassanta), o evento contou com a participação das escolas Hermes de Oliveira Barbosa, do Pedra Branca; Gercy Benevenuto, do Taúbas, e o Colégio São Francisco Xavier; além do Congado Nossa Senhora do Rosário.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM