Um projeto cultural, elaborado pela produtora cultural e historiadora Leila Cunha e pela turismóloga Cidinha Sampaio, vai promover a valorização do patrimônio cultura e histórico de Ipatinga, buscando, de forma lúdica e divertida, apresentar o encontro da memória com a história do município por meio dos roteiros.
Segundo as idealizadoras, o projeto, que tem o patrocínio da Usiminas, vai oferecer oficinas e visitas mediadas para apresentar três roteiros culturais no município: Arquitetura e Arte, Natureza e Religiosidade e Caminhos do Trem, formados por 14 patrimônios. “Queremos despertar nos participantes o desejo de conhecer e divulgar os bens patrimoniais como também de transformá-los, por meio da educação patrimonial e do turismo, em lugares vivos.”, disse Leila.
Para dar início às atividades do projeto, será realizada a oficina “Encontro com a História de Ipatinga”, com Cidinha e Leila, nos dias 8 e 10 de agosto, às 19h30, na Academia Olguin (Santa Mônica). As inscrições para as oficinas são gratuitas e serão realizadas pelo telefone (31) 9838-4814. Todas as informações e programação do projeto estão disponíveis no Instagram: finotratoproducao
Visitas monitoradas
Pela proposta, os locais a serem visitados são cheios de memórias, ligados a cada período marcante da história da cidade. Segundo Leila, cada roteiro possui elementos e tempos diferentes, mostrando assim a riqueza e a diversidade desta história, podendo o viajante escolher qual quer conhecer.
No “Arquitetura e Arte”, serão apresentados a Fazendinha (Ferroviários), a Academia Olguin (Santa Mônica), o Teatro Zélia Olguin (Cariru) e o Grande Hotel Ipatinga – hoje reformado e renomeado como Centro de Memória Usiminas (Castelo).
No roteiro “Natureza e Religiosidade”, o viajante conhecerá cinco locais: Parque Ipanema (Veneza), Ficus Elástica (Cariru), Igreja Nossa Senhora da Esperança (Horto), Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário (Ipaneminha) e a Igreja São Vicente de Paulo (Ipaneminha).
Já o roteiro “Caminhos do Trem”, vinculado à história da ferrovia de Ipatinga, é formado pelas Ruínas Estação Pedra Mole (Cariru), a Casa dos Ferroviários (Veneza), o Pontilhão de Ferro (Centro), a Estação Memória Zeza Souto (Centro) e o Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa (Veneza).