HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Consulado Americano em BH comemora independência dos EUA

As comemorações do 04 de julho, Dia da Independência dos EUA, foram o ponto alto na última semana no consulado norte-americano em Belo Horizonte. A celebração desta data é reconhecida desde 1776, quando os pais fundadores do país assinaram a Declaração de Independência.

Na representação diplimática em Minas, a festa foi conduzida pela  consulesa Katherine Earhart Ordoñez e sua equipe, que convidou autoridades e parceiros para a comemoração do 247º Dia da Independência, tendo o Jazz como inspiração, com o tema: “I’m Feeling Good”. Dentre os oficiais representantes da Embaixada em Brasília, estava o Cônsul-Geral David Hodge, responsável pela representação em São Paulo.

“Estou amando Belo Horizonte e Minas Gerais como um todo. Esse lugar me acolheu de tal forma que é impossível não se cativar pela hospitalidade dos mineiros. Escolhemos o tema do Jazz para a comemoração, que é um estilo musical criado pelos afro-americanos, que é considerado uma das manifestações de nossa cultura. O Jazz influenciou não somente a cultura americana, como também a cultura brasileira e vice-versa.” Disse Katherine. O oficial da Embaixada, o Cônsul-Geral David Hodge relembrou sua ligação com Minas Gerais, sendo um dos primeiros lugares que visitou no Brasil em anos anteriores.

Vale do Aço marcando presença

Estiveram presentes autoridades de entidades diversas: do Sesi, Senai, Fiemg,  a secretária Adjunta de Desenvolvimento do Estado  Kathleen Garcia e o superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação Marcello Faria.

Representado o Vale do Aço, estava Sérgio Moreira, que é Fellow (parceiro) do Condado de Broward, região metropolitana de Miami, na Flórida e um parceiro da Embaixada Americana, através do Consulado em Belo Horizonte para a propagação dos programas de interface Brasil-EUA nas áreas de: educação, negócios e cultura.

“Parabéns à minha amiga consulesa Ordoñez e seu time pela organização do evento, e pelo trabalho que estão desempenhando com excelência em nosso Estado. Continuem contando com minha parceria na propagação dos formidáveis programas que possuem” afirmou Sérgio.

FITCE

Sérgio lembrou também do grande auxílio que o Consulado em Belo Horizonte deu para que interessados da região podessem comparecer ao FITCE (Florida International Trade and Cultural Expo, em português: Expo de Comércio Internacional e Cultura da Flórida), que em sua 8º edição que acontecerá nos dias 04 e 05 de outubro em Fort lauderdale,  reunirá mais de 2.000 participantes, incluindo empresas internacionais, empresas locais, agências comerciais federais, estaduais e locais, líderes governamentais de todo o mundo e representantes comerciais globais multiculturais de mais de 60 países.

“A Expo é uma grande oportunidade para autoridades e empresários de nossa região estabelecerem contatos com investidores internacionais em potencial de lá. Ano passado o Consulado contribuiu muito para que ocorresse tal interface” disse Sérgio.

Relação Comercial Brasil-EUA

A interação comercial entre Brasil e Estados Unidos possui uma magnitude expressiva, sendo uma força impulsionadora na economia de ambas as nações. Conforme indicado por dados recentes do Ministério da Economia brasileiro, os EUA se consolidam como um dos maiores parceiros comerciais do Brasil. As trocas comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos em 2022 atingiram o nível histórico de US$ 88,7 bilhões, de acordo com análise do Monitor de Comércio Brasil-EUA. O levantamento mostra que o valor superou em US$ 18,2 bilhões (25,8%) o recorde anterior, estabelecido em 2021.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM