Amazon Prime Day: Estratégia de Vendas e Fidelização

Amazon Prime Day: Estratégia de Vendas e Fidelização

O Amazon Prime Day é um evento de vendas criado pela Amazon com o objetivo de aumentar as vendas e criar uma receita recorrente. O evento ocorre em julho, tradicionalmente um período mais fraco para o varejo, e oferece descontos e entrega rápida gratuita para os assinantes do serviço Amazon Prime.

A estratégia por trás do Amazon Prime Day é amarrar estratégias comuns de mercado, como promoção e escassez. Ao oferecer preços baixos e ofertas exclusivas por um tempo limitado, a Amazon cria um senso de vantagem para os consumidores, estimulando-os a comprar rapidamente para não perder a oportunidade. Isso se baseia em um viés cognitivo que trabalha o poder de escassez, levando as pessoas a tomarem decisões rápidas por medo de perder uma boa oportunidade.

O Amazon Prime Day se tornou o maior pico de vendas da Amazon em todo o ano. Em 2022, os consumidores compraram mais de US$ 3,1 bilhões em produtos durante o evento, o que equivale a cerca de 100 mil itens por minuto. A empresa divulga os produtos mais vendidos em diferentes categorias durante o Prime Day, incluindo dispositivos Amazon, eletrônicos, livros e ebooks, itens de consumo, brinquedos e entretenimento, casa e cozinha, e moda, por exemplo.

Além dos descontos e ofertas, os assinantes do Amazon Prime também se beneficiam da entrega rápida e gratuita, o que é um fator decisivo para muitos consumidores na hora da compra. A velocidade na entrega e o frete grátis são considerados pontos importantes de influência para os compradores online. Quando os clientes têm uma boa experiência de compra, liberam dopamina, o que gera uma sensação de prazer e aumenta a motivação para repetir a ação, ou seja, realizar mais compras na Amazon.

A assinatura do Amazon Prime foi uma estratégia crucial para o sucesso do evento. Ao unir os benefícios do Prime, como descontos no Prime Day, entrega gratuita e rápida, acesso ao Prime Video e Prime Music, entre outros, a Amazon conseguiu fidelizar os clientes e gerar receita recorrente. O Prime Day não se trata apenas do volume de vendas durante o evento, mas sim da receita contínua que a empresa obtém com os assinantes do serviço.

Neste ano, a Amazon espera superar o recorde de vendas do ano passado, chegando a cerca de US$ 8 bilhões. Além disso, o número de assinantes do Amazon Prime tem aumentado, com cerca de 175 milhões de pessoas usando o serviço, apenas nos Estados Unidos.

OS PRODUTOS MAIS VENDIDOS NO PRIME DAY

Segundo a Amazon, estes foram os produtos mais vendidos no Prime Day de 2022 do Brasil, por categoria:

DISPOSITIVOS AMAZON

  1. Echo Dot 3ª Geração. Conheça o Echo Pop, com 40% de desconto, por R$ 209,00
  2. Kindle 10ª Geração. Conheça o Novo Kindle 11ª Geração, com 20% de desconto, por R$ 399,00
  3. Fire TV Stick Streaming em Full HD com Alexa. Conheça o Fire TV Stick Lite, com 43% de desconto, por R$ 199,00

ELETRÔNICOS

  1. Apple iPhone 13. Conheça o Apple iPhone 14, com 15% de desconto, por R$ 4.999,00
  2. Notebook Lenovo IdeaPad
  3. Fones de ouvido, JBL

LIVROS E EBOOKS

  1. Os Sete Maridos, de Evelyn Hugo
  2. Todo Esse Tempo, de Rachael Lippincott
  3. Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, Yuval Noah Harari

ITENS DE CONSUMO

  1. Caneta Marca Texto, Faber-Castell
  2. Cerveja Spaten
  3. Bebida láctea YoPRO

BRINQUEDOS E ENTRETENIMENTO

  1. Pacote 5 Carros Hot Wheels, Mattel
  2. Console Xbox Series S
  3. Dobble – Jogo de Cartas para a Família, Galápagos

CASA E COZINHA

  1. Lâmpada inteligente com WiFi, Positivo
  2. Airfryer Mondial
  3. Kit potes herméticos, Electrolux

MODA

  1. Kit de máscaras, Trifil
  2. Chinelo Havaianas
  3. Mala de bordo com rodinhas 360

GANHAR DINHEIRO, APROVEITANDO AS OFERTAS

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