HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Fabriciano vai ofertar cirurgias de vasectomia e laqueadura

A Prefeitura de Fabriciano vai começar, este mês, a ofertar cirurgias de vasectomia e laqueadura pela rede pública de Saúde no Hospital Dr. José Maria Morais. As cirurgias de vasectomia já vinham sendo feitas no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O município já possui habilitação do SUS para realização das cirurgias.

Os interessados em fazer laqueadura ou vasectomia precisam procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. No caso da laqueadura, a paciente também pode procurar o CRAS ou CREAS. Uma vez encaminhada, ela receberá o atendimento do Programa de Planejamento Familiar da Saúde da Mulher, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Uma equipe multiprofissional faz o protocolo e avalia a elegibilidade para a cirurgia. Em seguida é marcada a cirurgia no Hospital Dr. José Maria Morais.

Todas as unidades de saúde dispõem de contraceptivos (camisinha) masculinos e femininos gratuitos para homens e mulheres. Basta solicitar na recepção da unidade.  A rede pública de saúde também oferta para as mulheres a implantação do DIU mediante encaminhamento médico após consulta com ginecologista. É bom lembrar que a vasectomia e a laqueadura são cirurgias invasivas, e, portanto, uma última alternativa contraceptiva.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM