A Prefeitura de Valadares iniciou hoje a instalação de lixeiras subterrâneas na cidade. A primeira, ficará em uma área próxima do Mercado Municipal e será capaz de armazenar até 1mil litros de lixo. Para a instalação da estrutura, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) perfurou a calçada e cavou um buraco para o encaixe de uma caixa de concreto protegida com impermeabilizante – para garantir que não haja vazamento de chorume para o solo e de nem de qualquer outra substancia externa para dentro da caixa.
Dentro dessa caixa será colocado o sistema elevatório, que conta com pintura eletroestática para evitar a corrosão da estrutura por chorume ou outras substâncias. É por meio desse sistema de elevação que as lixeiras externas são suspensas e os dois contêineres subterrâneos são elevados a nível do solo, por meio de um acionamento via controle. Os contêineres então são retirados para que o lixo possa ser recolhido por caminhões coletores.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Robson Campos, os benefícios dessa tecnologia vão muito além da limpeza urbana da cidade. “Esse projeto piloto é mais uma solução urbana que estamos trazendo para a cidade com o apoio da Rio Novo. Além de contribuir com a organização urbana e com o meio ambiente, os ‘contêineres enterrados’ evitam o mau cheiro e a proliferação de insetos e roedores no local. Além disso, a proposta é que mais pontos da cidade sejam beneficiados com mais essa solução eficiente e sem custos para a cidade”, disse.