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Comércio do Vale do Aço amplia horário e espera aumento nas vendas para o Dia das Crianças

Fotos em anexo: Igor Silva e Emmanuel FrancoComércio do Vale do Aço amplia horário e espera aumento nas vendas para o Dia das Crianças

Pesquisa do Sindcomércio revela otimismo entre os lojistas: 65,5% esperam aumento nas vendas, impulsionados por promoções, novos produtos e horário estendido.

O comércio das cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo está otimista para o Dia das Crianças de 2024. De acordo com a Sondagem de Opinião realizada pelo Sindcomércio Vale do Aço, 65,5% dos lojistas acreditam que terão resultados melhores do que em 2023. Além disso, para atrair mais consumidores, o comércio funcionará em horário ampliado nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 20h, conforme estabelecido nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) firmadas entre o Sindcomércio Vale do Aço e os sindicatos dos empregados. A expectativa é que essa medida aumente o fluxo de clientes, proporcionando maior flexibilidade para as compras.

Entre os fatores que impulsionam o otimismo, o principal é o valor emocional da data, mencionado por 86,8% dos entrevistados. Outros aspectos importantes incluem a oferta de novos produtos (39,5%), maior visibilidade das lojas (36,8%) e ações promocionais específicas (34,2%). José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, destaca a relevância da data: O Dia das Crianças é estratégico para o comércio, especialmente em um ano que ainda reserva outras grandes datas, como o Natal e a Black Friday. Os lojistas estão se preparando com promoções e novos produtos para atender à crescente demanda. Estamos confiantes de que esse otimismo se estenderá para as próximas datas importantes, fortalecendo o comércio local.”

Estratégias de Vendas

Para melhorar o desempenho durante o período, os lojistas estão apostando em promoções e liquidações (63,8%), atendimento diferenciado (63,8%), maior visibilidade das lojas e diversificação do mix de produtos (60,3%). Além disso, facilidades no pagamento (41,4%) e vendas on-line (41,4%) também são citadas como estratégias importantes.

Formas de Pagamento

A pesquisa revela que o cartão de crédito parcelado será a forma de pagamento mais utilizada, correspondendo a 87,9% das transações previstas. O ticket médio esperado varia entre R$100 e R$300, com 41,4% dos comerciantes estimando vendas entre R$100 e R$200, e 31% esperando tickets entre R$200 e R$300.

Contratações e Mercado

Apesar do otimismo, 93,1% dos lojistas afirmam que não pretendem contratar funcionários temporários, repetindo a tendência observada em 2023. Quanto ao tempo de atuação no mercado, 31% das empresas estão em atividade há entre 11 e 20 anos, enquanto 25,9% têm de 2 a 5 anos de funcionamento.

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