Os saques extraordinários do FGTS de R$ 1 mil por pessoa ajudaram a esquentar as vendas no comércio do Vale do Aço nas últimas semanas. É o que garante uma sondagem do Sindcomércio junto às empresas que representa. No levantamento, ficou constatado que todas tiveram um aumento incomum no faturamento nas últimas semanas.
“Avaliamos como excelente a iniciativa do Governo Federal em movimentar um dinheiro que, em tese, está parado. Logo, injetar esses recursos na economia tem sido muito importante pra nós, empreendedores, pois ainda há muita gente neste período ‘pós-pandemia’ com as contas atrasadas e outras dificuldades financeiras”, comentou o presidente da entidade, José Maria Facundes, acrescentando que, se os consumidores têm acesso a um valor que não estavam esperando e quitam suas dívidas, os reflexos positivos no comércio são imediatos.
Segundo Facundes, em alguns setores, o incremento nas vendas chegou a 60%. As pessoas não estão só visitando a loja e dando uma olhada nos produtos. Chegam, escolhem o que querem e compram sem titubear”, revelou um empresário do setor de calçados.
Boletos e contas
Além das compras, o saque extraordinário do FGTS pode ser usado para pagar boletos e contas, além de fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas, tudo por meio do aplicativo Caixa Tem.