Um grupo de sete agricultores familiares do município de Caraí, no Vale do Jequitinhonha, conseguiram, depois de muito trabalho, o reconhecimento oficial do Ministério da Agricultura para a qualidade na produção de hortaliças, cultivadas inteiramente de modo orgânico. O processo de cadastramento do grupo durou quase três anos e agora, o grupo tem um selo que garante a qualidade de seus produtos.
Este tipo de regularização é válido apenas para agricultores familiares e para a realização de venda direta aos consumidores finais. As propriedades devem estar sempre abertas a visitas de consumidores e órgãos fiscalizadores dos governos estaduais, distritais e federais se quiserem manter o credenciamento que atesta essa qualidade.
Após a inscrição, o produtor é inserido no Cadastro de Produtos Orgânicos e recebe uma declaração nesse sentido, vinculada ao grupo no qual ele faz parte. Outro benefício conquistado é vender seus produtos por um preço mais justo. Segundo técnicos do setor, é possível receber 30% a mais no Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e os agricultores também tem prioridade nas compras feitas pelas escolas.
Para informações, clique aqui.