O investimento do poder público na qualificação de produtos de mel de abelha e derivados vem ganhando cada vez mais espaço na atual administração municipal. Prova disso foi o curso de Manejo de Abelhas e Processamento de Mel e Certa, realizado na última semana pela Emater, em parceria com o Senar e Sindipri (Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga).
Durante cinco dias, os participantes receberam orientações sobre criação de abelhas para a produção de mel; cera e manejo de apiário, técnicas de coleta de enxame; princípios básicos de segurança para o manejo, cultivo, produção e processamento do mel, entre outros conteúdos.
Um dos principais incentivadores do programa, o secretário de Governo Robertinho Soares destacou que cursos como esse ajudam a impulsionar os empreendedores rurais, proporcionando aos mesmos melhores condições de trabalho e, por consequência, novas fontes de renda e melhoria na qualidade de vida.
“Devemos lembrar que o mel é um produto rico e de múltiplas finalidades, usado na culinária, na fabricação de medicações, na indústria de cosméticos, higiene e limpeza, entre outras. Bem trabalhada, a atividade pode se tornar em Ipatinga fonte de renda para muitas famílias”, salientou Robertinho.
O secretário frisou que as abelhas têm um importante papel no meio ambiente, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis. “Aos poucos, a criação desses insetos tem crescido em todo o país e ganhado cada vez mais espaço na produção agropecuária”, acrescentou.
O vice-prefeito e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Allex Espírito Santo, adiantou que novos cursos deste segmento vão acontecer no município, em datas ainda a serem definidas. Os interessados em outras informações ou que desejem tirar dúvidas sobre o assunto podem entrar em contato pelos telefones 98823-447 e 3829-8069.