Treze regiões de Minas, entre elas o Vale do Aço, devem deixar a Onda Roxa e ingressar na Onda Vermelha neste sábado, 24 de abril. A medida foi anunciada agora há pouco pelo Governo de Minas, que semanalmente avalia a situação da pandemia no estado. Além do Vale do Aço, sairão da onde roxa as regiões Centro, Centro-Sul, Leste, Leste do Sul e Oeste.
Assim, permanecerá por mais uma semana na onda roxa – com funcionamento apenas dos serviços essenciais – somente a macrorregião Nordeste, que está com 99% de ocupação da UTI exclusivo covid. Desde sábado, dia 17, sete das 14 macrorregiões do Estado já haviam progredido para a onda vermelha.
Do ponto de vista das microrregiões, nove das 89 continuam na onda roxa. Além das quatro micro que compõem a região Nordeste, metade da região Centro segue com medidas mais rígidas. São elas: Guanhães, Itabira, João Monlevade, Ouro Preto e Sete Lagoas. Outras micro poderão avançar para a faixa amarela. São elas: Manga/Januária, Araçuaí, Diamantina, Serro, Patrocínio/Monte Carmelo, São Sebastião do Paraíso.