A Prefeitura de Ipatinga editou nesta segunda-feira (23) um novo decreto (9.282/2020), que trata de normas de atendimento no serviço público de saúde para conter o avanço do coronavírus no município. O texto é para complementar o Decreto nº 9.273, de 16 de março de 2020, que já determina uma série de medidas excepcionais visando o enfrentamento da grave crise de saúde pública decorrente da covid-19.
Pela nova deliberação oficial, a vacinação de pacientes acima de 60 anos contra a gripe (Influenza), a partir desta terça-feira (24), será em casa e não nas unidades de saúde. O idoso que não estiver cadastrado na rede SUS de Ipatinga deverá ligar para a UBS da sua área de moradia ou solicitar o cadastramento pelo site da Prefeitura de Ipatinga. O pedido será encaminhado diretamente à Secretaria Municipal de Saúde, que nesse caso entrará em contato com a pessoa para a efetivação do cadastro.
“Aquele idoso que, por algum motivo, neste momento não estiver residindo no endereço que consta no cadastro deverá pedir a alguém da família ou responsável por ele que procure a Unidade de Saúde do bairro onde está. Esta informação também pode ser dada por telefone, lembrando que os documentos informados na ligação deverão ser apresentados à equipe que for ao local para realizar a vacinação”, explica Cintia Barbeta, diretora do Departamento de Atenção Básica.
A partir desta terça-feira, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) já terão o mapeamento dos idosos por rua. Se por algum motivo o idoso não estiver na residência, será deixada uma notificação com uma data aproximada de retorno.
UBS’s e Policlínica
O Decreto Municipal 9.282/2020 ainda suspende temporariamente as consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). A medida se faz necessária para evitar a proliferação do coronavirus. As consultas já agendadas serão remarcadas posteriormente.
Também estão suspensas temporariamente as consultas marcadas na Policlínica Municipal de Ipatinga. Serão atendidos exclusivamente casos de neonatologia de risco, hematologia e gravidez de risco. Assim como nas UBS’s, as consultas serão remarcadas.
“A Secretaria de Saúde de Ipatinga organizará novo cronograma dos atendimentos, tão logo seja seguro para todos, considerando a evolução do quadro epidemiológico em relação à Covid-19”, antecipa o decreto.
FONTE: PMI