A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), iniciou os procedimentos para a criação do Grupo Permanente de Estudos Estratégicos para a cadeia produtiva de lácteos no estado. O objetivo do grupo é estudar e validar a definição do preço de referência do leite in natura a ser comercializado entre produtor e indústria, que é uma demanda antiga e considerada fundamental para a profissionalização do setor.
O grupo também terá como função avaliar e revisar a legislação reguladora do setor e propor recomendações à Seapa e à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) para o aprimoramento da referida legislação. A atuação do grupo está prevista até que esteja formalmente constituído e atuante o Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de laticínios do Estado de Minas Gerais (Conseleite), que será formado por representantes da indústria e da produção.
Outra ação da Seapa é o estudo das metodologias de composição do custo de produção de leite nas propriedades e de composição do preço de referência para o leite produzido e comercializado, que permita aos produtores melhor gestão de custos e profissionalização na atividade.
“É um setor estratégico para a economia mineira, queremos fortalecer o produtor, a indústria, por isso é fundamental essa discussão para estabelecermos uma política que traga mais estabilidade e acerte distorções para que a cadeia produtiva seja fortalecida”, explicou o secretário de Fazenda, José Afonso Bicalho, que ainda reforçou o cuidado do Estado em se evitar a ocorrência da importação ilegal de leite e dos produtos lácteos.