Atendendo a uma determinação do prefeito Alexandre Kalil, agentes da BHTrans e a Guarda Municipal impediram na tarde de hoje que o ônibus da Viação Presidente que faz a linha Caratinga-Vale do Aço-Belo Horizonte de entrarem na capital do estado. O veículo, segundo matéria veicula no jornal O Tempo, foi barrado na Avenida Antônio Carlos, logo depois de deixar o Anel Rodoviário, na altura do viaduto do bairro São Francisco.
A medida, segundo os fiscais, se deu pelo fato de Caratinga e agora também as cidades do Vale do Aço, terem, segundo Kalil, relaxado nas medidas de proteção contra o coronavírus, permitindo a flexibilização das atividades comerciais. Os agentes impediram que os passageiros descessem e num ato digno de um estado policial, escoltou o veículo – que saiu às 08h40 de Caratinga e passou pelo Vale do Aço entre 10h30 e 11h – até os limites com Sabará, sendo obrigado a retornar, refazendo o percurso total de 300 Km e seis horas.
Na última segunda-feira, 6, Kalil anunciou diversas novas medidas para evitar a propagação do coronavírus em Belo Horizonte, entre elas impedir que ônibus de passageiros vindos de cidades do interior que não estiverem cumprindo as regras de isolamento social, como a permissão para a reabertura do comércio, seriam barrados na capital. Na região, já permitiram isso as cidades de Caratinga, Inhapim, Ipatinga, Fabriciano e Timóteo, além de Santana do Paraíso.