A indústria de panificação de congelados vem se tornando uma ameaça às tradicionais padarias. Em evento da Associação Mineira de Supermercado, Amis, realizado recentemente na região (Sevar). Negócios Já! conversou com alguns expositores que atuam fornecendo para supermercados do Vale do Aço pães congelados, um deles é a indústria Maquespan do interior de São Paulo. “estamos presentes no Vale do Aço em diversos pontos de venda e aqui já conseguimos fazer contato com empresários de redes que ainda não conheciam nosso produto. As conversas são promissoras, e olha que a nossa fábrica é em Tatuí, no interior de São Paulo” comemora Luciano Rodrigues, consultor de negócios da Marquespan.
Pães congelados: Vantagens x desvantagens
Para tornar essa resposta mais fácil, o ideal é colocar na mesa os prós e contras de cada operação. Quando se trata dos pães de fabricação própria, algumas vantagens para o supermercado são a oportunidade de se diferenciar no mercado, pois existe a possibilidade de oferecer ao cliente produtos artesanais e, com isso, obter maior satisfação dos consumidores. Porém, há desvantagens, como o maior custo operacional, além do risco de contaminação e também o desperdício.
Já ao se colocar na balança a operação com pães congelados, alguns pontos positivos são o emprego de uma mão de obra menos especializada na padaria, uso de um menor espaço e estrutura, acesso ao suporte técnico da indústria, menos desperdício de produto ou matéria-prima, fornadas de pães a todos os momentos do dia, padronização
da produção etc.
Visão do Sinpava/Fiemg
Em encontro realizado pelo Sindicato da Indústria da Alimentação e Panificação do Vale do Aço – Sinpava, o presidente Fabrício Lara Santos, afirmou em entrevista concedida a Negócios Já!, Rápido & Rasteiro durante o “Circúito Padaria Conceito” realizado na Fiemg no fim de março, que a busca por capacitação e qualificação ao empresário do segmento era importante pois a ameaça dos “pães congelados” era uma realidade e as padarias deveriam além de focar em produtos de maior valor agregado oferecer, também, serviços.