A geração de valor em detrimento da comoditização (transformação de bens e serviços) estabelecida pelo mercado para a fabricação de peças usinadas e de caldeiraria (leve e média) está sendo a diretriz da Indústria Mecânica Líder, empresa fundada há mais de 20 anos pelos irmãos Anderson e Jéferson Bachour (hoje, o negócio inclui a 2ª geração, com a filha de Anderson, Marina Bachour). A empresa foi fundada em 1991, inicialmente no bairro Canaã e hoje está localizada no Distrito Industrial de Ipatinga.
Para Jéferson Coelho, as crises econômicas que se abateram no país têm sacrificado muito o segmento, mas tem deixado lições importantes. A Líder tem aprendido e colocado em prática procurando gerar inovação e valor para seus clientes. “É um mercado que se apresenta para aqueles que se propõe a gerar solução para seus clientes e, não mais a fabricação sob desenho”, justifica o empresário.
A Líder, acreditou sempre no país e na capacidade de superar desafios. Ingressou na cadeia de petróleo/gás e naval chegando a ter unidade na Grande Recife para atender às empresas do Complexo Industrial Portuário do Suape durante o boom da indústria naval. “Havia a política de governo voltada para a exigência de até 70% de conteúdo nacional para qualquer fornecedor que quisesse atender à Petrobrás, até mesmo os que já atendiam tiveram que se adequar. Vimos oportunidade de receber transferências de tecnologia de players internacionais, além de estar mais perto de dois estaleiros que construíam embarcações para a petroleira. Lamentamos muito o abandono dessa política, que na minha opinião, deveria ser de estado”, lamenta o empresário.
Prospecção de negócios no Rio de Janeiro
A Líder se fez presente recentemente na comitiva de empresários do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço, Sindimiva/Fiemg que foi prospectar negócios junto a Ternium do Brasil, grupo empresarial que faz parte do bloco de controle da Usiminas e adquiriu da Thyssenkrupp, a planta da CSA no Bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro.
Ziraldo Leão, Gerente comercial da empresa, que fez parte da comitiva do Sindimiva, conversou com Negócios Já! e falou sobre as impressões que teve sobre as áreas da siderúrgica e a credibilidade das empresas do Vale do Aço. “o acolhimento que as empresas do polo metalomecânico do Vale do Aço teve por parte dos gestores da Ternium e da Exirus, empresa responsável pela gestão e desenvolvimento de fornecedores, foi excepcional. Na ocasião, vimos oportunidades de nacionalização de equipamentos que, em breve, poderemos participar da concorrência para fabricação, comemora o executivo.
Sobre a Líder
Fundada em 1991, a Indústria Mecânica Líder iniciou suas atividades prestando serviços de usinagem. A empresa conta com uma planta de 5.000 m² no Distrito Industrial de Ipatinga e é capaz de oferecer serviços nas áreas de usinagem, caldeiraria, corte com jato de água, revestimentos especiais, fabricação e recuperação de equipamentos e cilindros hidráulicos e pneumáticos.