Cerca de 100 vias urbanas, num total de quase meio milhão de metros quadrados passarão por um processo total de recuperação entre 2019 e 2020 em toda Ipatinga. As obras fazem parte do projeto “Nova Ipatinga”, anunciado esta semana pelo prefeito Nardyello Rocha e que prevê investimentos de R$ 73 milhões em áreas como saúde, infraestrutura e mobilidade urbana.
A nova frente de trabalho ser concentrará nas vias urbanas com priorização dos pontos mais degradados e vias utilizadas pelo transporte coletivo. Serão atendidas ruas e avenidas do Centro e bairros Ideal, Bom Jardim, Barra Alegre, Limoeiro, Vila Formosa, Bom Retiro, Cariru, Bela Vista, Horto, Cidade Nobre, Esperança, Iguaçu, Novo Cruzeiro, Jardim Panorama, Canaã, Vila Celeste, Forquilha, Caravelas, Veneza e Bethânia. Constam da programação, ainda, trechos urbanos das BRs 381 e 458, que são as avenidas Pedro Linhares Gomes e Cláudio Moura. Os recapeamentos asfálticos serão iniciados em três frentes, sendo contempladas vias do Centro, Iguaçu e no percurso Vila Formosa/Limoeiro/Barra Alegre.
Segundo o prefeito, os pavimentos listados foram construídos nas décadas de 70 e 80, estando em alguns casos com mais de 45 anos de uso. Assim, estão com sua vida útil plenamente esgotada, o que “justifica a inadiável necessidade de recuperação”. Nardyello lembrou que as operações tapa-buracos se tornaram dispendiosas e contraproducentes, já que precisam ser feitas com grande frequência, especialmente após os períodos chuvosos.