O Hospital Metropolitano Unimed recebeu, no fim da tarde desta quinta-feira (23), a visita do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. Acompanhado de médicos e gestores da Unimed Vale do Aço, ele conheceu as instalações da unidade de internação, laboratório, centro cirúrgico, UTI e pronto atendimento. A visita foi guiada pelo diretor de recursos próprios da Unimed Vale do Aço, Érico Fantini, pelo diretor técnico, Sandro do Carmo de Carvalho, pela enfermeira e gerente assistencial do HMU, Karyne Oliveira Mello, e pelo gerente executivo hospitalar, Gleidson Dias Mendes.
Durante a visita, Érico explicou ao secretário o projeto que foi pensado para construção do HMU. “Planejamos um hospital totalmente horizontal e não precisamos de rampas, escadas ou elevadores para os pacientes se deslocarem durante o atendimento ou internação. Também focamos na sustentabilidade com aproveitamento da iluminação natural em todas as unidades, incluindo UTI, corredores e Centro Cirúrgico, que reduzem a utilização da energia elétrica, além do aquecedor solar, e o reaproveitamento do calor gerado no sistema de climatização”, esclareceu.
Ao percorrer os corredores do HMU, o secretário, que é neurocirurgião e cooperado em Juiz de Fora, teceu elogios a unidade. “Assim como em todos os locais que a Unimed atua, Coronel Fabriciano também conta com um hospital de ponta e estrutura de qualidade. O governo de Minas é a favor da parceria público-privado e o Hospital Metropolitano tem total preparo para dar início a esses atendimentos”, afirmou.
Recentemente o HMU, que completou 4 anos de inauguração na última quarta-feira (22), conquistou a certificação Nível 2, Acreditado Pleno, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Hospital é estruturado com 110 leitos de internação, 10 leitos de UTI, 8 salas cirúrgicas e Pronto Atendimento. Em 2018 foram mais de 8 mil internações, cerca de 67,5 mil atendimentos, além de mais de 300 mil exames laboratoriais.