Durante uma transmissão ao vivo no Facebook do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Embratur, Gilson Machado Guimarães, disse que houve um aumento real de 52% na emissão de passagens para o Brasil realizada por turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália desde que o governo decidiu isentar esses países do visto de turismo e negócios, em março.
Segundo o ministro, os dados são da Associação Brasileira de Hotéis (ABH) e o número expressivo de turistas se dá graças à diversidade da natureza no Brasil, principalmente das regiões de praias do Rio de Janeiro e do Nordeste. Ele afirma, ainda, que mais de 96% dos turistas que vêm a negócios acabam voltando, para aproveitar as belezas naturais do país.
O presidente da Embratur disse que uma das maiores dificuldades do setor continua sendo o preço das passagens aéreas, considerado alto pelos turistas. Ele comemorou a autorização concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) à Air Europa, que será a primeira companhia com 100% de capital estrangeiro a operar voo domésticos no Brasil.
Gilson Guimarães ainda revelou planos do governo para estimular o turismo pela população acima de 65 anos, que cresce no país. Afirmou ter vários projetos para incluir o turismo para a terceira idade no país que, ao contrário de outras partes do mundo, que investem cada vez mais na população idosa, não possui nenhuma pauta específica do setor para esse público.