BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Governo de Minas assume política de crédito fundiário

A partir de agora, a política de crédito fundiário em Minas Gerais será gerida pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Ela assumira o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), uma política pública da União criada para que os agricultores familiares sem-terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais, por meio de recursos do Fundo de Terras. Atualmente, este fundo conta com quase R$ 1 bilhão, mas os agricultores de Minas estão sem acesso à linha de financiamento.

Com a reabertura do PNCF, os agricultores familiares e trabalhadores rurais terão a possibilidade de conseguir até R$ 140 mil, por pessoa, para a compra de imóvel rural.  O financiamento é de 25 anos, com três anos de carência. Ao fazer o pagamento em dia, o beneficiário do programa ainda terá 40% de desconto na parcela.  O potencial beneficiário deve ter, no mínimo, cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos. O PNCF prevê, ainda, ações de incentivo aos jovens e projetos especiais para o convívio com o semiárido e com o meio ambiente.

Além disso, são disponibilizados recursos para contratação de assistência técnica por um período de cinco anos, e o beneficiário é contemplado com o Pronaf A, uma linha de crédito específica para a reforma agrária e que viabiliza toda a estrutura produtiva necessária para o pagamento da terra. “Obtivemos uma grande conquista. O crédito fundiário é uma das políticas mais incentivadoras para a permanência dos jovens no campo.  Hoje, 50% dos contemplados pelo crédito no país são jovens”, destacou a secretária Ana Valentini.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM