O processo de indexação do Google é o que permite encontrar e “recolher” os sites da Internet, fazendo com que apareçam nos resultados de busca
A indexação do Google é realizada a partir dos bots da plataforma, que vasculham a internet por novos conteúdos publicados – como novos artigos, imagens, entre outros. Porém, alguns utilizadores têm vindo a reportar que, desde o início do dia, o motor de pesquisa não parece encontrar e anexar nenhum conteúdo na Internet.
Ou seja, novas páginas e artigos que são criados, não estão sendo indexados pelos bots do Google. É possível verificar isso restringindo a sua busca e colocando um filtro para a última hora. O resultado é que nenhum novo conteúdo está aparecendo nos resultados.
A descoberta foi feita pelo jornalista do Valentin Pletzer ao tentar filtrar pelas últimas notícias do New York Times, usando o buscador.
Looks to me as if Google stopped indexing (news?) an hour ago. Noticed at first with our pages but seems to be true for everyone (see screenshot) @searchliaison @JohnMu can you confirm this? pic.twitter.com/UlSCI5LVi7
— Valentin Pletzer (@VorticonCmdr) 22 de maio de 2019
O problema foi, confirmado oficialmente pela sua conta do Twitter, onde é indicado que existem problemas com o sistema de indexação de conteúdos por parte dos bots do motor de pesquisa. Apesar de não existirem mais informações até ao momento, o problema pode causar com que novos conteúdos – como noticias – não apareçam de imediato nas pesquisas realizadas pelo motor de busca.
We’re currently experiencing indexing issues that may cause stale search results in some cases. We’ll update this thread when we can provide more information.
— Google Webmasters (@googlewmc) 22 de maio de 2019
“Estamos passando no momento por problemas de indexação que podem levar a resultados defasados de busca em alguns casos. Vamos atualizando esta discussão na medida em que tivermos mais informações”, apontou a companhia.
Até o momento da publicação desta notícia, o perfil não havia apresentado novidades sobre a questão.
Fonte: Twitter