O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos, visitou nesta sexta-feira o Aeroporto Regional, em Santana do Paraíso. Na oportunidade, ele esteve acompanhado do diretor-geral do DEER/MG, Fabrício Sampaio, prefeitos e deputados da região.
Barcelos, viu de perto o resultado das obras de reparo na pista do aeródromo, entregues no dia 6 de abril. “Essa primeira obra foi importante para a retomada mais rápida dos voos no aeroporto, mas nossa expectativa é que, em breve, possamos comemorar a recuperação definitiva da pista”, afirmou Barcelos.
A próxima etapa será a recuperação total da pista e outras reformas do no local, que serã possiveis graças aos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) – no valor de R$ 12,5 milhões. As tratativas para viabilização dos recursos estão em andamento.
Após visita à pista do aeroporto, o secretário e o diretor-geral do DEER/MG seguiram para o Parque Estadual do Rio Doce. No trajeto, pararam para verificar as obras da LMG-760, paralisadas pelo governo passado em novembro de 2018. Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, a Setop aguarda a disponibilização de recursos para retomada das obras. As intervenções deverão seguir uma escala de priorização montada junto às secretarias.
Já no município de Marliéria, onde está localizado o parque, eles foram acompanhados pelo gerente Vinícius de Assis Moreira. Na oportunidade, Moreira apresentou os principais atrativos e a infraestrutura turística do equipamento, que abriga a maior floresta tropical de Minas Gerais.
Vale lembrar que o Parque Estadual do Rio Doce está entre as 20 Unidades de Conservação (UCs) avaliadas como potenciais para concessão no Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc) 2019-2022, lançado pelo Governo do Estado no dia 11 de abril. O objetivo do programa é promover, com parcerias com o setor privado, a gestão dos serviços prestados aos visitantes, com maior qualidade e especialização.
Assim, serão oferecidos nas UCs do estado meios de hospedagem, venda de alimentos e bebidas, atividades de lazer e aventura e venda de souvenires. As medidas garantirão um aumento no número de usuários e incentivo ao turismo.