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Brasil deve trocar o caminhão pelo trem

País definitivamente vocacionado para a agropecuária, o Brasil peca gravemente por ainda privilegiar o modal rodoviário para transportar 80% do que produz no campo. As estradas brasileiras – principalmente as que cortam o Centro-Oeste e o Norte – são exemplo de tudo, de corrupção inclusive.

Só agora, o Governo descobriu que são os trens que devem carregar da fonte de produção aos centros consumidores e aos portos as proteínas e os grãos brasileiros que abastecem o mercado interno e boa parte do mundo. As diferenças são enormes, a começar pelo preço do frete: o ferroviário é muito mais barato do que o rodoviário. Há um mês, o Governo promoveu um leilão de trechos da Ferrovia Norte-Sul, obtendo ágios espetaculares, abrindo boas perspectivas para a logística do transporte.

É pouco: a região Nordeste precisa da Ferrovia Transnordestina, para cuja construção será necessário capital estrangeiro – e as empresas chinesas estão na fila de pretendentes. Faltam a decisão política do Governo da União e a união da liderança política do Nordeste (os governadores) para torná-la realidade.

Fonte: Diário do Nordeste

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