Visando orientar as indústrias quanto aos novos procedimentos instituídos pelo Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos, a Fiemg/Vale do Aço promoveu na quinta-feira (11) um workshop sobre o controle de movimentação e destinação de resíduos sólidos e rejeitos no estado de Minas Gerais.
A iniciativa da Feam (Fundação Estadual do Meio Ambiente) em parceria com a Fiemg, percorrerá todas as regionais da entidade apresentando aos participantes o cadastro na Plataforma Digital mtr.meioambiente.mg.gov.br/mrmg/ para uso exclusivo das indústrias geradoras, transportadoras e de destinação final.
Segundo o analista ambiental da Fiemg, Adriano Tonaco, dentre as vantagens dos novos procedimentos estão: Maior controle e segurança na destinação final dos resíduos; Envio online das informações de movimentação dos resíduos exigida pelas condicionantes das licenças ambientais e Utilização da base de dados do Sistema MTR para geração da Declaração de Movimentação de Resíduos – DMR.
“O Sistema já está disponível; essa primeira fase será de testes com duração de 6 meses. Especialmente para os resíduos da construção civil, serão disponibilizados 12 meses para testes. Após essa etapa, a emissão do documento passa a ser obrigatória e deverá acompanhar a carga em todos os deslocamentos”, alerta.
Mais informações sobre DN Nº232 no link
http://www.siam.mg.gov.br/sla/download.pdf?idNorma=47998
Rone Frank – pelo telefone 3822-1414 ou e-mail rone.silva@fiemg.com.br