Depois do Centro, agora será a vez do Horto, um dos mais antigos e tradicionais centros comerciais de Ipatinga receber a demarcação para o Faixa Azul Digital. A empresa Central Park, vencedora do processo de licitação para gerenciamento do serviço, realiza até a próxima semana a demarcação das 705 vagas no local. A expectativa da administração municipal é que o Zona Azul comece a funcionar na localidade num prazo de 60 dias. Na sequência, outros bairros a receberem a regulamentação do Rotativo são o Canaã e o Cidade Nobre, conforme previsto na licitação pública realizada.
O ticket para usar o estacionamento custa R$ 2 a hora. O pagamento é feito proporcionalmente ao tempo utilizado. Isso significa que o usuário é restituído caso utilize apenas parcialmente o período pago através do aplicativo. Quem não tem acesso a celular ou preferir pode comprar os créditos em lojas credenciadas ou diretamente com os monitores nas ruas. Nos dois modelos, é emitido um comprovante de pagamento. Quem usar o aplicativo pode baixar o recibo direto no celular. Aqueles que compram nas lojas ou dos monitores também têm o comprovante em mãos.
Para usar o Faixa Azul, a população já pode baixar o aplicativo nas lojas virtuais e adquirir tickets, seja no próprio aplicativo, em lojas credenciadas ou com os monitores. No período de testes, o usuário poderá fazer uso do serviço sem nenhum custo.
Uma campanha educativa sobre a importância do sistema em áreas comerciais será também realizada nos próximos dias, na comunidade. Aquele motorista que quiser conhecer e utilizar a plataforma pode baixar o aplicativo Central Park – Zona Azul Digital nas lojas virtuais. Ali é feito o cadastramento, com nome e placa de veículo, selecionando-se a opção do município de Ipatinga. O App está disponível tanto para o sistema Android quanto para o iOS.