BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Aeroporto do Vale do Aço pode reabrir em breve

A prefeita de Santana do Paraíso, Luzia Teixeira de Melo, esteve na manhã desta terça-feira (2), visitando as obras de reforma da pista de pouso e pátio de estacionamento de aeronaves do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado no município. Acompanhando de membros do primeiro escalão de seu governo, representantes do Circuito Mata Atlântica (CTMAM) e do Vale do Aço Convention & Visitors Bureau (VAC&VB), a chefe do executivo pôde conferir, in loco o andamento dos trabalhos, recebendo boas notícias. A previsão é de que as operações sejam retomados no final de abril ou início de maio. O grupo foi recebido pelo superintendente de Infraestrutura Aeroviária de Minas Gerais, Hélio Guerra Borchardt e pela gerente do aeroporto, Khristianne Spinola.

Durante a visita, Luzia foi informada que a reforma paliativa e o acerto da pista foram concluídos neste final de semana, faltando agora a sinalização horizontal, que deverá estar pronta na semana que vem. A prefeita teve também a informação que a Azul – que operava cinco voos diários para Confins antes da suspensão das operações – já deu seu aval, considerando satisfatórias as condições do novo piso. A próxima etapa será a liberação oficial, que é feita pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), após a conclusão total dos trabalhos.

Satisfeita com o que viu e ouviu, Luzia destacou a necessidade de que o aeródromo retome o quanto antes suas operações. “A volta dos pousos e decolagens é de grande relevância, não só para Paraíso, mas para toda região, proporcionando agilidade e comodidade nos deslocamentos para BH e dai para o restante do país, como era feito antes”, comentou.

Para Rodrigo Ribeiro, que além de diretor do CTMAM é o atual presidente do VAC&VB, o aeroporto é peça chave no desenvolvimento econômico regional. “A sua manutenção é fundamental para a possibilidade de atrairmos eventos relevantes para o Vale do Aço. A nossa preocupação é pelo restabelecimento imediato dos voos e, futuramente a ampliação do aeroporto para o crescimento natural da convergência de turistas”, analisou. Também diretora do CTMAM e representando o Projeto Turismo no Vale, a Ana Cleide dos Santos, reafirmou que com o aeroporto em pleno funcionamento, “podemos voltar a dar passos mais largos na consolidação do desenvolvimento do turismo na região”.

Paralisação total
O aeroporto Regional do Vale do Aço está fechado desde o dia 14 de fevereiro, quando a Azul suspendeu os pousos e decolagens de suas aeronaves sob a alegação de que a pista de rolamento encontrava-se em péssimas condições, colocando em riscos suas aeronaves, passageiros e tripulação. Desde então, uma intensa mobilização foi realizada, redundando na realização da reforma por parte da Secretaria de Obras Públicas do Estado de Minas, ao custo de quase R$ 400 mil. Desde então, o jeito tem sido encarar até Confins pegar ou ir par Governador Valadares, para onde a Azul deslocou alguns de seus voos para o Vale do Aço.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM