Numa Terra cada vez “menor” e interativa, cinco empreendimentos, todos nascidos e baseados na região, deram esta semana um passo definitivo rumo a nacionalização e quem sabe, a internacionalização de suas marcas.
Num evento promovido nesta quinta-feira (28) pela regional do Sebrae, as empresas Integrative; Benditos Churros; Nutri Chef’s; Prudem; Padaria Premialy; e Tribbu Fit Food Açaí, lançaram suas marcas no ramo do franchising (franquia em bom português). A solenidade, que teve o apoio da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
O projeto é fruto do Minas Franquia, criado pelo Sebrae em 2010. Ele valoriza as empresas da região, promove seu desenvolvimento e trabalha na exportação das marcas. No Vale do Aço, o projeto ganhou impulso em 2016. O programa aposta em marcas e ideias nascidas na região e que contam com potencial ilimitado de crescimento e consolidação. De acordo com o Sebrae, o programa lançou, nos últimos sete anos, 101 franqueadoras no estado. 195 franquias já foram vendidas. Um cenário atraente para quem quer empreender, se consolidar no mercado, expandir o serviço e fortalecer a marca de um negócio.
E todas as marcas apresentam projetos muito consistentes de expansão e crescimento, sem promessas mirabolantes. O certo é que, como diz a frase que dá título a este artigo, cunhada pelo general e estadista romano Júlio César (101-44 aC) – “a sorte esta lançada”. E ela sempre acompanha aqueles que trabalham e acreditam nos seus sonhos, pois como dizia Fernando Brant, “os sonhos não envelhecem”