BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Consórcio pretende construir corvetas para a marinha

A medida que o prazo para o anúncio do consórcio vencedor das quatro Corvetas para Marinha Brasileira, os consórcios vão se movimento. O Embaixador da Alemanha no Brasil,  Georg Witschel, visitou as instalações do Estaleiro Oceana,  em Itajaí (SC),  acompanhado pelo Adido da Indústria de Defesa da Embaixada, Patrick Stotz, e pelo Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre,  Thomas Schmitt. Eles participaram de uma mesa redonda promovida pelo Consórcio Aguas Azuis, que é um dos finalistas para o programa de aquisição das  Corvetas. Um dos mais modernos estaleiros do Brasil, o Oceana atuará como estaleiro construtor no caso do consórcio   vencer a concorrência.

A thyssenkrupp Marine Systems, a Embraer Defesa & Segurança e o Estaleiro Oceana estão atuando em conjunto para promover o compartilhamento de expertise e know-how de engenharia e construção naval, fomentando a sinergia entre profissionais da Alemanha e do Brasil. Isso já se configura como uma preparação para um processo de transferência de tecnologia (ToT) entre os dois países, requisito fundamental na construção das corvetas da Classe Tamandaré.

Joachim Schoenfeld, da thyssenkrupp Marine Systems, disse que  “O Estaleiro Oceana é uma referência em construção naval. Já construiu várias  [ffds] embarcações com tecnologia de ponta e seu know-how e profissionais especializados garantem alta produtividade e elevados padrões de qualidade. Nosso relacionamento com o estaleiro é tão sólido e transparente que nos possibilita, desde já, organizar os processos de ToT para que os mesmos sejam iniciados se formos os vencedores do processo de licitação”.

O Consórcio apresentou à Marinha do Brasil uma proposta baseada no conceito da classe MEKO, referência mundial por meio de soluções comprovadas em construção naval. Seu design modular facilita a integração local e a transferência de tecnologia, ajudando a reduzir os custos de aquisição, manutenção e modernização. A Atech, subsidiária da Embraer, fornecerá o Sistema de Gerenciamento de Combate (CMS) dos navios em estreita cooperação com a Atlas Elektronik, subsidiária da thyssenkrupp Marine  [dssaa] Systems. Está previsto que a engenharia e o software da Atlas Elektronik apoiem e desenvolvam a engenharia local, equipamentos, integração de sistemas e gerenciamento de projetos pela Atech.

O diretor executivo do estaleiro Oceana, Johan Paul Kempers, disse que “Entrar no seleto grupo de estaleiros capazes de construir e entregar embarcações de defesa representa um desafio que estamos entusiasmados em enfrentar. Contando com parceiros do porte e da qualidade de empresas como a thyssenkrupp e Embraer, e com a equipe que conseguimos reunir, temos muita confiança no sucesso desta empreitada. Representa ainda um grande estímulo para todos da equipe Oceana sabermos que o sucesso neste projeto poderá trazer para o nosso estaleiro, para a nossa cidade e para o nosso estado novos contratos para a Marinha do Brasil em um futuro próximo” (Fonte)

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM