Instalação de uma Unidade de Transbordo de Carga da Estrada de Ferro Minas/Espírito Santo deve passar por Barra de São Francisco e São Mateus
Uma Unidade de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTAC), que faz parte da Estrada de Ferro Minas/Espírito Santo (EFMES), será uma nova linha férrea que vai ligar Sete Lagoas ao Centro Portuário São Mateus (CPSM), no Espírito Santo. Esse megaporto multicargas da Odebrecht será construído pela Petrocity Portos com recursos da ordem de R$ 10 bilhões.
A unidade de transbordo de cargas vai ocupar uma área de 200 mil metros quadrados e haverá contrapartida dos municípios por onde os trilhos passarão, além de incentivos fiscais, inclui infraestrutura (saneamento) na região a ser escolhida para receber o empreendimento e um plano de capacitação de mão de obra.
A previsão é de que as operações do megaporto comecem em 2021. Por essa ferrovia serão transportados containers, grãos, celulose, produtos siderúrgicos, carnes, frutas, laticínios, veículos e rochas ornamentais como o granito. O investimento previsto, somente para a implantação da EFMES, é de R$ 6,5 bilhões. Seu trajeto é diferente da EFVM.
Fonte: Diário do Noroeste