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HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Dois estaleiros brasileiros podem assumir obras da Petrobras

SBM Offshore, Modec e MISC estão liderando concorrência para fornecer flutuadores para o campo do pré-sal e 14 de fevereiro serão apresentadas as propostas, estaleiros brasileiros já estão sendo consultados

Três empresas de flutuantes estão surgindo como as principais concorrentes, já que um consórcio liderado pela Petrobras se prepara para receber ofertas de um grande FPSO para o desenvolvimento do pré-sal no campo de Mero-2 no Brasil. A SBM Offshore, Modec e MISC estão praticamente em um guerra silenciosa, não apenas pelos gordos contratos, mas pelo marco de desenvolvimento que isto representará nos próximos anos.

A SBM Offshore está à procura de um novo projeto brasileiro após um longo período nos bastidores devido a questões de conformidade com a Petrobras controlada pelo estado. Com a proibição removida, os atrasos da Petrobras em concluir a licitação deram ao “player holandês” tempo adicional para acompanhar seus preparativos de engenharia e logística, e uma oferta altamente competitiva é esperada.

A SBM está optando por se concentrar no campo de Mero-2 com a exclusão de outras licitações da Petrobras devido aos valores mais altos exigidos nesta unidade do pré-sal, com suas altas especificações para um campo ultra-produtivo.

No entanto, a japonesa Modec está igualmente determinada a não deixar que os rivais interrompam seu sucesso no Brasil.

Contratos recentes para grandes flutuadores do pré-sal incluem fretamentos de longo prazo para os campos de Mero-1 e Sépia, ambos com previsão de entrar em produção em 2021.

“A Modec tem uma liderança em termos de repetibilidade dos projetos mais relevantes, então talvez a única pergunta seja se esta empresa está ficando sobrecarregada ao assumir grandes contratos no Brasil, junto com sua entrada no México e nos últimos (engenharia front-end e design) contratos para o projeto Barossa na Austrália ”, disse uma fonte experiente do mercado.

Entre os licitantes, o “outsider” que está montando uma oferta cada vez mais confiável para Mero-2 é o MISC, segundo fontes. O grupo malaio ampliou sua capacidade de engenharia na Ásia e baseou-se em trabalhos preparatórios anteriores em licitações como o flutuador de Búzios-5.

Potenciais parceiros para o trabalho, como o fornecimento e a integração de módulos de topsides, incluem a Siemens e a Sembcorp Marine. O MISC parece ter escolhido Mero para sua primeira investida séria no Brasil devido ao aspecto de repetibilidade, e vem trabalhando duro na questão do conteúdo local, disseram fontes brasileiras.

Um é totalmente compatível com três categorias de conteúdo local:

40% para engenharia
40% para máquinas e equipamentos;
40% para construção, integração e montagem –
O restante pertence ao percentual “global”

O percentual global reflete a fórmula adotada pelo consórcio liderado pela Petrobras para o flutuador Mero-1, buscando uma isenção das exigências contratuais muito maiores.

No entanto, a dispensa de conteúdo local não foi concedida na íntegra e o não cumprimento nos primeiros contratos da Modec pode levar a alguma forma de penalidade sendo aplicada pela ANP.

Um abrandamento da posição regulatória sobre essas penalidades significa que a Petrobras quer comparar os custos totais de não-cumprimento, ao que tudo indica. A chegada do executivo-chefe Roberto Castello Branco à Petrobras e sua promessa de melhorar a eficiência do capital, sugere que a mudança da empresa controlada pelo Estado para longe do conteúdo local continuará.

Capacidade da Industria Naval Brasileira e Reativação de Estaleiros

No entanto, a capacidade de lidar com os requisitos de conteúdo local é um fator em qualquer cenário, e os licitantes têm consultado estaleiros como EBR, Techint, BrasFels e Jurong Aracruz.

A SBM ainda é uma das partes do estaleiro da joint venture Brasa desativada e pode procurar reutilizar a instalação localizada perto do Rio de Janeiro.

A Petrobras – juntamente com os parceiros da Libra, Shell, Total, Corporação Nacional de Petróleo Offshore da China (CNOOC) e Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC) – fixou 14 de fevereiro como a data para a apresentação de propostas.

A unidade Mero-2, que terá capacidade de até 180 mil barris de petróleo bruto e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia, será afretada por mais de 22 anos.

fonte: Portos & Navios

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