O engenheiro Rubens Fernandes, 53, será, a partir de 1º de março, o novo CEO da Anglo American Metais Básicos. A medida faz parte da nova política da empresa de separar a direção da área de Metais Básicos da gestão das atividades de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, que passará a ser ocupada por Duncan Wanblad. “À medida que avançamos com a transformação da Anglo American para atingir o nosso potencial pleno, faz sentido alocarmos uma responsabilidade executiva dedicada a cada uma dessas duas áreas essenciais. Duncan continuará a liderar de forma rigorosa e disciplinada o nosso pensamento estratégico e análise das oportunidades de desenvolvimento de negócios, algo de suma importância na definição de muitas de nossas decisões de longo prazo”, explicou Mark Cutifani, CEO da Anglo American
Cutifani explicou ainda que Fernandes liderou os negócios de minério de ferro e níquel no Brasil com extremo comprometimento e determinação e poderá agora, alavancar a significativa transformação operacional consolidada por Wanblad, levando adiante a estratégia global de negócios de cobre e outros metais básicos. Na nova função, Fernandes atuará próximo à equipe de cobre no Chile, à equipe de desenvolvimento do projeto de Quellaveco no Peru, e com a equipe de exploração mineral.
Para o lugar de Fernandes, foi designado Wilfred (Bill) Bruijn, que estará subordinado à Seamus French, CEO do Bulk Commodities. Bill traz mais de 25 anos de experiência da indústria de mineração, mais recentemente como CEO da Mineração Usiminas, uma joint venture no Brasil entre a Usiminas e Sumitomo. Ele ingressará na Anglo American em 21 de janeiro e trabalhará junto com Ruben no processo de transição até assumir seu cargo definitivo, também no dia 1º de março.
O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e de minério de ferro, negócios integrados em uma única estrutura. Nos municípios de Barro Alto e Niquelândia (GO), as unidades Barro Alto e Codemin produzem ferroníquel. Em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), o Minas-Rio produz minério de ferro, que é transportado via mineroduto até o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).