O atual prédio do fórum de Ipatinga terá em breve novas instalações, mas ocupando o meu lugar onde está. Isso será possível graças a doação de uma área pertencente ao município para o Estado de Minas Gerais, visando a ampliação do prédio, batizado com o nome da ex-juíza Valéria Vieira Alves, na Praça dos Três Poderes. Com a doação efetiva, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deve iniciar imediatamente as obras, que têm previsão orçamentária de R$ 33 milhões.
Da área, que fica atrás do prédio do Fórum e hoje é utilizada pela Prefeitura de Ipatinga como estacionamento privativo para os secretários e demais funcionários, foram doados aproximadamente 2.200 m², destinados à viabilização do projeto de ampliação do Fórum da Comarca.
Durante as discussões das condições mais adequadas para expansão do Fórum, ficou definida a devolução ao município das antigas instalações da Câmara de Ipatinga, na rua Edgard Boy Rossi, esquina com a avenida João Valentim Pascoal, cedidas ao TJMG para o funcionamento do Juizado Especial. A ampliação do fórum vai possibilitar a anexação ao edifício de repartições ligadas ao órgão. Entre elas, àquelas destinadas a promover conciliação, julgamento e execução de causas consideradas de menor complexidade pela legislação. Um benefício a mais tanto para os servidores quanto para o público usuário, que não raro se confunde sobre a localização do serviço.