BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Abertura de novas empresas cresce 26% em Ipatinga

 

O que pode indicar um novo momento econômico no país, Ipatinga registrou um crescimento de 26% no processo de abertura de novas empresas nos últimos 12 meses. Segundo dados da Junta Comercial, 480 novos empreendimentos começaram a funcionar na cidade, contra 370 do mesmo período (janeiro/outubro) em 2017. Somente em outubro, foram 48 novas empresas.

Outro indicador utilizado pela Junta Comercial para determinar o desempenho das cidades mineiras é o prazo gasto desde a inscrição até a abertura da empresa. No caso de Ipatinga, foram apenas quatro dias, em média, sinalizando também grande agilidade no processo disponibilizado pelo município.

Inaugurada pela atual gestão, a Sala Mineira do Empreendedor tem sido um instrumento importante para facilitação e aceleração da implantação de empresas no município. Localizada no andar térreo da Prefeitura, a Sala Mineira funciona de 11h às 17h, de segunda a sexta-feira. O local facilita a abertura de micro e pequenas empresas (MPE), assim como o registro de microempreendedores individuais (MEIs), tornando mais acessíveis os produtos da Junta Comercial e do Sebrae Minas.

AVCB

Outro passo importante para desburocratização na abertura das empresas em Ipatinga foi dado também nos últimos dias. Por determinação do prefeito, em conformidade com a resolução 22/2010, foi determinada a não vinculação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) à concessão do alvará de funcionamento provisório ou definitivo para as microempresas e empresas de pequeno porte, que exerçam atividades classificadas como baixo risco.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM