Cerca de 20 produtores, de diferentes regiões de Minas foram classificados para a final do 15º Concurso Estadual de Qualidade do Café . A competição é a maior do país e neste ano contou com 1,9 mil inscritos. A lista dos selecionados pode ser conferida no site www.emater.mg.gov.br.
A divulgação dos campeões será no dia 3 de dezembro, às 14h, no auditório da Emater-MG, em Belo Horizonte. Serão anunciados os vencedores estaduais e aqueles de cada uma das quatro regiões produtoras de café em Minas Gerais: Sul de Minas, Chapada de Minas, Cerrado e Matas de Minas. A competição é dividida em duas categorias. Uma delas é a do Café Natural. Neste sistema, após ser colhido, ele passa por um processo de lavagem e é levado para secar.
A outra categoria é do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Este tipo de café é lavado e há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, ele passa por um descascador e segue para secagem. No caso do café despolpado e desmucilado, há ainda uma fase na qual o produto passa por um tanque de fermentação.
Os cafés inscritos passaram por uma bateria de análises físicas e sensoriais realizada por uma equipe de especialistas, no Centro de Excelência do Café, em Machado, no Sul de Minas. Em 2017, os vencedores das duas categorias foram do município de Espera Feliz, da região das Matas de Minas.
O concurso tem a promoção da Emater-MG e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).