Em pouco mais de um ano, cerca de meio milhão de clientes deixaram de assinar TV paga no Brasil. Os dados são da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que analisou o período entre setembro de 2017 e o mesmo mês em 2018, que registrou 17, 7 milhões de contratos ativos do serviço de TV por Assinatura, contra 18,1 milhões. Em relação ao mês anterior, a redução foi de 25,4 mil assinaturas (-0,14%).
Os quatro maiores grupos de TV por Assinatura no Brasil detinham 17,2 milhões de contratos ativos (97,04 % do mercado) em setembro de 2018. São eles: a Claro/NET com 8,8 milhões de assinaturas (49,60 %), a Sky, com 5,2 milhões (29,49 %), a Vivo com 1,6 milhão (8,99%), e a Oi com 1,5 milhão (8,95%). As pequenas prestadoras da TV por assinatura totalizam 525,6 mil assinantes (2,96%).
Das grandes prestadoras de TV por Assinatura no país, apenas a Oi apresentou crescimento, mais 131 mil contratos (+8,96%) nos últimos 12 meses. A Vivo registrou menos 22.2 mil contratos (-1,37%), a SKY menos 40,7 mil (-0,77%), e a Claro/NET menos 418,2 mil (-4,53%). As pequenas prestadoras de TV por Assinatura tiveram redução de 112,1 mil contratos (-12,65%).
Tecnologia
Em setembro de 2018, mais da metade dos assinantes de TV por Assinatura no Brasil receberam a programação por satélite, 9,6 milhões contratos (54,42 % do mercado), por cabo foram 7,4 milhões (41,91%) e por fibra ótica foram 650, 9 mil(3,65%).
Apenas os assinantes que receberam a programação da TV por Assinatura por fibra ótica aumentaram nos últimos 12 meses, mais 268,4 mil (+70,17%). Os assinantes via satélite tiveram redução de 575,6 mil (-5,61%) e os que recebem o sinal por cabo diminuíram em 118,3 mil (-1,56%).