HOME HEADER FSFX 06
HOME HEADER FSFX 01
HOME HEADER FSFX 03
HOME HEADER FSFX 04
HOME HEADER FSFX 05
HOME HEADER FSFX 02
HEADER – DESTAQUES VALE DO AÇO – BNDF

Brex já vale US$ 1 bilhão

Aos 22 anos, os brasileiros Henrique Dubugras e Pedro Franceschi (foto) conseguiram uma façanha: a Brex, empresa de cartão de crédito criada há menos de dois anos pelos dois amigos para atender outras startups, entrou no seleto grupo de startups que valem US$ 1 bilhão.

O marco foi atingido em uma rodada de investimento Série C de US$ 125 milhões, liderada pelos fundos Greenoaks Capital e DST Global. A startup já tinha levantado outros US$ 50 milhões em junho, de fundos como a aceleradora Y Combinator.

O cartão de crédito de pessoa jurídica só atende startups dos Estados Unidos. O diferencial, segundo os fundadores, é a agilidade: a empresa promete uma versão digital do cartão em até cinco minutos após o cadastro, e uma versão física em até cinco dias.

Além disso, ao contrário do que exigem os bancos, a Brex não pede garantias como ganhos e bens pessoais dos empreendedores para que eles tenham acesso ao cartão corporativo. E, na comparação com o cartão de crédito de pessoa física, a startup oferece crédito até 10 vez maior.

Para avaliar os riscos, a empresa foge dos modelos tradicionais. Em vez de analisar o faturamento, a Brex avalia o histórico dos investidores, o fluxo de caixa e os padrões de gastos da startup.

A ideia de criar a Brex surgiu quando os dois amigos cursavam Ciência da Computação em Stanford e viram as dificuldades dos colegas empreendedores em conseguir crédito para tirar uma ideia do papel. “Desistimos de Stanford e fomos empreender”, diz Dubugras.

Apesar da pouca idade, o mercado de pagamento não é um segredo para os jovens. A dupla já tinha criado, aos 17 anos, o Pagar.me, uma startup de pagamento digital para empresas, que venderam para Stone no fim de 2016. Foi nessa época que eles conheceram seus primeiros e mais famosos investidores: Peter Thiel e Max Levchin, fundadores do PayPal.

Para Guilherme Horn, diretor de inovação da consultoria Accenture, o sucesso meteórico da empresa se deu pela combinação de três fatores: a experiência com a Pagar.me, investidores grandes desde o começo e um produto diferenciado.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM

Home – IBI – Custom AD2