Foto: Thiago Abravanel e Lásaro do Carmo Jr. (de pé, da esq. para a dir.) e Cíntia, Vivian e Lígia Abravanel (sentadas, da esq. para a dir.)
Quando o apresentador e empresário Silvio Santos celebrou 87 anos, em dezembro do ano passado, o destino parecia sorrir para a família Abravanel. O dono do SBT pediu uma festa do pijama como comemoração. Mal sabia ele que, dez meses depois desse evento, sua filha Cíntia, a primogênita, e os netos Thiago, Lígia e Vivian anunciariam o lançamento da marca T_Jama, que traz como conceito um pijama para sair na rua. O projeto começou a ser embalado há cinco anos, mas só em meados de 2017 tomou forma.
A estratégia era essa mesmo: surpreender tanto Silvio Santos como o mercado com a entrada da família no setor de vestuário. O ator e apresentador Thiago Abravanel vem utilizando esse estilo há alguns anos. Em 2016, ele subiu no palco do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, com um pijama com a estampa do personagem Snoopy. Esse modelo havia sido adquirido no exterior. Neste ano, porém, ele passou a aparecer em público com as roupas da própria marca – mesmo sem que ninguém a conhecesse.
A coleção inicial da T_Jama terá 15 mil peças e será vendida na loja virtual da marca, com tíquete médio de R$ 250. A família investiu (valor não revelado) em um galpão de 1,5 mil m2, em São Bernardo do Campo, para a fabricação das roupas. A estratégia é, primeiro, conquistar o consumidor e só depois partir para a venda em multimarcas ou para a abertura de lojas físicas próprias. Uma das divulgações da T_Jama acontecerá durante o Teleton, programa do SBT que arrecada doações para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Mas, segundo o clã, o foco não é vincular a marca aos meios de mídia da família.
Para dar forma ao negócio, os Abravanel contrataram um velho conhecido da casa. O executivo Lásaro do Carmo Jr. é o CEO da operação. Ele foi o responsável pela transformação da Jequiti, a marca de cosméticos do grupo Silvio Santos, que conseguiu ampliar o seu faturamento de R$ 21 milhões para R$ 520 milhões, entre 2008 e 2015.