BANNER CENIBRA QUEIMADAS 2024

Pequenas prestadores já detém 20% do mercado

As pequenas empresas de serviço de banda larga fixa ocupam hoje uma faixa de 20%  do mercado nacional, graças, principalmente, a atuação das mesmas nos mercado de menor viabilidade econômicas para as gigantes do setor.  Os dados são da Anatel, que destacou ainda que essas empresas somadas – que estão hoje na casa de 6 mil – já ultrapassam a empresa 3ª colocada do ranking das maiores prestadoras de banda larga fixa do país.

O assunto foi tema do painel “Contribuição do satélite para atendimento a provedores e consumidores”, realizado na última sexta-feira, 28, em Brasília, que discutiu o crescimento do setor de satélites. No momento, são 17 equipamentos brasileiros em operação, 37 estrangeiros autorizados e quatro não geoestacionários também autorizados. A meta é que em 2021 sejam 20 satélites brasileiros em órbita. A expectativa de crescimento da capacidade ofertada é de 110%, isso devido a entrada da banda Ka.

As vantagens do satélite são a vasta cobertura, rápida implantação, facilidade de remanejamento, contratação por banda e parcerias comerciais. Por outro lado, o custo é um problema devido a ausência de fabricante nacional, o que torna o satélite caro. Caso houvesse produção nacional, o satélite ficaria mais barato.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM