Coronel Fabriciano é o primeiro município de Minas Gerais a receber o certificado “Laço Amarelo”, concedido pela ONG Observatório Nacional de Segurança Viária a cidades que desenvolvem programas e ações educativas (foto) para conscientização dos motoristas e um trânsito mais seguro. Na entrega da certificação foi assinado um termo com o Observatório para o desenvolvimento de ações conjuntas. Com isso, a cidade terá acesso a pesquisas, estudos, ferramentas de autoavaliação viária e materiais educativos da ONG durante todo o ano e reforçar os programas já em curso na cidade.
O Observatório Nacional de Segurança Viária atua como Organização Consultora Especial junto ao EOSCO (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) para a Década Mundial da Segurança Viária e também está alinhado a seis dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável(ODS).
Em maio de 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma estimativa dizendo que o Brasil é o quarto país com maior número de mortes em acidentes automobilísticos na América. Além do prejuízo irreparável de vidas ficam pela estrada, o impacto na economia também é grande: R$ 56 bilhões por ano. Só em Coronel Fabriciano, segundo o Corpo de Bombeiros, são registrados cerca de 150 acidentes por mês.