Sete cervejarias artesanais mineiras irão apresentar suas marcas no Salão Internacional de Cervejas Especiais – Mondial de La Bière, que acontece na próxima semana no Rio de Janeiro. Marcas como Austen, Bruder (Ipatinga), Engine, Falke Bier, Furst Bier, Prússia Bier e Vinil serão expostas e comercializadas entre as mais de 160 cervejarias e 1,5 mil rótulos de cervejas artesanais e premium.
A iniciativa, promovida pelo SidBebidas, Fiemg e Sebrae/MG inclui ações de acesso a mercados e iniciativas voltadas para a qualificação técnica, como capacitações e consultorias nas áreas de tecnologia de produção e de gestão. O projeto também possibilitou a criação de uma Central de Negócios, formada por 20 cervejarias, entre elas, as sete que estarão no Mondial. O objetivo da Central é, principalmente, aumentar o poder de barganha das empresas na compra de insumos, possibilitando a redução de custos.
Com uma produção mensal estimada em 2,1 mil litros e 90 empreendimentos registrados, Minas Gerais é o terceiro estado com o maior número de cervejarias artesanais do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Além de serem feitas em estruturas e escalas menores do que as industriais, as cervejas artesanais têm como traço marcante a obediência à “Lei da Pureza”. A fabricação é feita com água, malte de cevada, fermento e lúpulo. A receita parece simples, mas envolve várias etapas, e a maneira como a bebida é processada influencia no sabor, no aroma e na aparência, gerando diversos tipos. No caso das cervejas mineiras, outra característica marcante é a criatividade dos produtos, que já possuem reconhecimento nacional e internacional.